top of page
Foto do escritorICH

História do Baralho Cigano: Marie Anne Lenormand

QUEM FOI MADEMOISELLE LENORMANDE?

Marie Anne Lenormand nasceu no dia 27 de maio de 1772 em Alençon , na Normandia.

Aos cinco anos de idade fica orfã, o que a leva a frequentar um colégio de freiras. Desde criança, demonstra a sua mediunidade, tendo a sua primeira previsão sido sobre a superiora do convento em que vivia, a partir daí, começou a conquistar notoriedade até chegar à sua cliente mais célebre Josephine de Beauharnais esposa de Napoleão Bonaparte.

No ano de 1786 deixou Alençon e mudou-se para Paris, onde foi trabalhar numa livraria. Foi aqui que se iniciou no estudo esotérico e da adivinhação.

Foi uma das mais célebres videntes em toda Europa, exactamente por ter previsto a ascensão e queda do Império de Napoleónico. Madame Lenormand, como era conhecida, atendeu a elite francesa, onde constam nomes como Robespierre, conhecido como o incorruptível da revolução francesa e Rose de Beauharnais.

Lenormad foi presa por diversas vezes, mas nunca por muito tempo, sendo a vez mais mediática a que aconteceu no dia 15 de Dezembro de 1809, conforme os registo policias da época, por ter acertado na previsão do divórcio entre Napoleão Bonaparte e Joséphine

Apesar de ter sido muito famosa e ter conquistado riqueza nunca partilhou as origens dos seus conhecimentos esotéricos, escreveu algumas obras das quais constam biografias não autorizadas e talvez forjadas, suspeita-se que algumas das afirmações feitas pela própria não eram legítimas, pois não existe a certeza se seriam ou não rumores da época.

Faleceu em Paris, no dia 25 de Junho de 1843, deixando uma verdadeira fortuna de 500 mil francos, que foi herdada por um sobrinho seu, já que ela, aparentemente não tinha filhos. assim como todo o seu espólio que foi consumido por um incêndio. Encontra-se enterrada na divisão 3 de Père Lachaise.em Paris.


Apesar de toda a polémica existente a respeito de Madame Lenormand, o certo é que ela foi uma das mais influentes videntes da Europa, e que após sua morte se encerra um ciclo de ocultistas antigos.

Dentro das mais diversas teorias acredita-se Tarot de Lenormand, apesar de ter o seu nome, não foi criado por ela. Até então, este era um dos baralhos mais comerciais, o baralho de 36 cartas que tinha o seu nome inscrito numa estratégia de “marketing” da época, pois era a cartomante mais famosa da época, o que levou a que o seu criador, o empresário alemão Johann Kaspar Hechtel, ganhasse muito dinheiro com a comercialização do mesmo.

Cada uma das lâminas tem um significado, que lembra o tarot Egípcio, no entanto ela nunca soube da existência do tarot Egípcio, pois quando o baralho egípcio foi descoberto por arqueólogos, Lenormand já tinha falecido.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page